No dia 29 de Maio de 2012, o ISPEA recebeu a Visita Canônica do Inspetor Salesiano, Pe. Orestes Carlinhos Fistarol.
Logo no início da manhã o Inspetor se reuniu com os Educadores e Funcionários onde depois da Oração Inicial comentou sobre a preparação que todos os Salesianos e Leigos estão tendo para o Bicentenário de Dom Bosco que se concretizará em 2015. Recapitulando tópicos da Estreia de 2012 lembrou a preocupação que temos que ter com o distanciamento da História de Dom Bosco ao mesmo tempo que lembrou as facilidades que temos hoje em dia de nos interar de acontecimentos do passado através de muitos subsídios disponíveis e principalmente que estão ao nosso alcance.
Pe. Orestes também recordou os quatro aspectos no qual Dom Bosco é revisitado na Estreia deste ano: Como Fundador, quando em vida deu margem a um punhado de grupo que hoje se estendem a 30 com o último reconhecido ano passado. Como Legislador, onde criou regulamento para todos os seus grupos, mesmo com muitas dificuldades nas suas aprovações, criando pontos de referência. Como Educador cultivando educandos na prática do dia-a-dia. Como Guia Espiritual praticando a santidade na simplicidade do cotidiano e cumprindo com suas obrigações.
Completando a reflexão, o Pe. Inspetor lembrou que Dom Bosco trabalhou com todos os jovens apesar de ter dado preferência aos mais necessitados, não desviou os olhos da classe média e até de jovens com maior poder econômico; pediu atenção especial ao encaminhamento dos jovens para o trabalho em nossas Obras Sociais e uma dedicação muito peculiar aos Educadores que sejam legitimamente Bons Pastores, que conheçam as suas ovelhas, criando uma relação de empatia, e que estejam dispostos a dar a vida a suas ovelhas num sacrifício pessoal na dedicação de educar, pois o autêntico educador salesiano não espera retribuição porque tem um "amor desinteressado".
Continuando o Inspetor apresentou um DVD sobre a Pedagogia Salesiana que destacou bem a amplitude da Congregação Salesiana e o poder evangelizador que Dom Bosco transmite através do tempo e de gerações. No fim do encontro houve espaço para colocações pessoais dos educadores e esclarecimentos sobre o Redimensionamento Inspetorial. Durante o resto da manhã o Inspetor permaneceu na Obra onde conversou com a Direção e alguns setores administrativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário