Domingos Sávio nasceu no dia 02 de Abril de 1842 em San Giovanni di Riva, perto de Chieri, na província de Turim, Itália. Cresceu numa família rica de valores. Desde criança, impressionou a todos pela sua maturidade humana e cristã. Levou muito a sério sua vida espiritual, a ponto de - admitido a primeira Comunhão com apenas 7 anos - traçar a si, num caderninho, um projeto de vida: "Farei a confissão muitas vezes e comungarei sempre que o confessor permitir. Quero santificar os domingos e dias santos. Meus amigos serão Jesus e Maria. Antes morrer que pecar".
Aos 12 anos, encontrou-se com Dom Bosco e lhe pediu para ser aceito no Oratório de Turim, porque desejava ardentemente estudar e ser padre. Dom Bosco, admirado, lhe disse: "Parece-me que aqui temos um bom pano". "Então, eu serei o pano, e o senhor, o alfaiate", respondeu Domingos.
Acolhido no Oratório, pediu a Dom Bosco que o ajudasse a "tornar-se santo". Humilde, sempre sereno e contente, punha grande empenho nos deveres de estudante e em servir os colegas, ensinando-lhes o catecismo, cuidando dos doentes, pacificando os litigantes. Sempre alegre, acreditava que a alegria era o caminho para a santidade. Tenazmente fiel ao seu programa, sustentado pela intensa participação nos sacramentos e por filial devoção a Maria, alegre nos sacrifícios, Deus o cobriu de dons e carismas.
Em 1856, junto com alguns amigos do Oratório, fundou a Companhia da Imaculada, para se empenhar numa ação apostólica de grupo. Morreu em Mondonio em 09 de Março de 1857. Ainda não tinha 15 anos. O próprio Dom Bosco escreveu a sua biografia. Chorava sempre que a relia. Seus restos mortais são venerados na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim.
Sua Festa é celebrada no dia 06 de Maio.
É considerado Padroeiro das Gestantes.
Por sua intercessão, muitas são as que testemunham graças surpreendentes.
É considerado Padroeiro das Gestantes.
Por sua intercessão, muitas são as que testemunham graças surpreendentes.
Fonte: Livro Santos na Família Salesiana (Enrico Dal Covolo e Giorgio Mocci, 2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário