Grupo de Jovens da Articulação da Juventude Salesiana
Instituto São Pedro de Educação e Assistência - ISPEA
Obra Social Salesiana
Bagé/RS - Brasil
___________________________________________________________________________

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

04 e 05.08.2011 . VIII Conferência Municipal de Assistência Social

Conferência aborda importância dos trabalhadores no Sistema Único de Assistência Social.

Na noite de quinta-feira (04) foi realizada a abertura da VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado junto ao Instituto São Pedro de Educação e Assistência (ISPEA), tendo como eixo central a discussão sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a valorização dos trabalhadores. Cerca de 270 profissionais participam da Conferência.

  
O Prefeito Dudu Colombo manifestou a importância do evento, no sentido de discutir a ampliação das políticas sociais do município. Entre elas o trabalho desenvolvido pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), o Centro de Panificação Profissional, a Casa de Cursos e os programas voltados para mulheres, jovens e idosos. “Buscamos não apenas suprir as carências da população, mas proporcionar uma qualificação profissional, o despertar de uma consciência cidadã e que obtenham cada vez mais condições para terem dignidade e a garantia de seus direitos”, afirma Dudu.


A Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Andréia Rosa, destaca que o tema da Conferência é devido ao fato de que no Brasil ainda há defasagem de profissionais na área. “Através destas ações iremos imprimir a velocidade e o direcionamento das políticas públicas”, ressalta. Um dos caminhos é a realização de concurso público para preenchimento de funções no setor, bem como a capacitação permanente e constante dos trabalhadores na assistência social, que tem a missão de mobilizar a comunidade e informá-la sobre as ações realizadas pelo SUAS. "Estes profissionais conhecem a realidade da população e serão importantes dentro do Plano Brasil sem Miséria, um dos carros-chefes da presidenta Dilma Roussef para erradicar a pobreza no país", salienta Andréia. Para encerrar a noite foi realizada uma apresentação musical do Grupo Sonido Del Alma Gaucha.


A programação teve continuidade na sexta-feira (05.08). Na parte da tarde houve uma Reflexão e Debate sobre os Subtemas. Entre eles estão as estratégias para estruturação da gestão do trabalho no SUAS, reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais, fortalecimento da participação e do controle social. Também será abordado o papel do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. Na oportunidade receberam uma distinção as assistentes sociais com mais tempo de atuação no município.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bagé

Nenhum comentário:

Postar um comentário