Padre Pascual Chávez Villanueva, superior geral da Sociedade de São Francisco de Sales (Congregação Salesiana) e nono sucessor de Dom Bosco, chegou ao Brasil na sexta-feira, dia 27 de agosto. Ele visitou a Inspetoria São João Bosco (SDB) e participou das celebrações do cinquentenário da Arquidiocese de Brasília-DF.
Na manhã do dia 28, o Reitor-Mor atendeu a diversos compromissos na Inspetoria de Belo Horizonte e depois seguiu para Brasília onde se reuniu com os Inspetores Salesianos do Brasil.
No dia 29 de agosto o P. Pascual Chávez cumpriu um dos compromissos mais esperados. Dom João Braz de Aviz, arcebispo de Brasília, convidou o Reitor-Mor para o rito de oficialização de Dom Bosco como copadroeiro da capital federal. A cerimônia fez parte da festa pelos 50 anos de fundação da Arquidiocese. Segundo a tradição salesiana, em 30 agosto de 1883, São João Bosco teria sonhado com Brasília. Ao lado de Nossa Senhora Aparecida, o Santo dos Jovens é considerado patrono da cidade.
A programação começou às 6h, numa peregrinação partindo do Santuário Dom Bosco, no Plano-Piloto, até a Ermida, às margens do Lago Paranoá. Houve uma parada na catedral, onde foi abençoada a nova imagem de Dom Bosco. Foram 18 km de caminhada. Às 11h o arcebispo presidiu a eucaristia junto a Ermida com a participação de muitos jovens. Às 16h30min, no Instituto Israel Pinheiro, o Reitor-Mor se reuniu com religiosos, membros da Família Salesiana e jovens. Às 19h30min, P. Pascual presidiu a Eucaristia na Paróquia São João Bosco, no Núcleo Bandeirante-DF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário