Agosto é um mês especial para os
Salesianos pois se comemora – no dia 16 – a festa do aniversário natalício de seu fundador,
São João Bosco, mestre e guia da juventude. Se estivesse entre nós, o santo italiano estaria completando hoje 195 anos de idade; está vivo, porém, na eternidade, donde continua abençoando os jovens do mundo inteiro e lutando pela salvação e condições de uma vida melhor para esse público por meio dos seus missionários, espalhados mundo afora.
Celebrar o aniversário natalício de Dom Bosco é uma antiga tradição da Congregação Salesiana, e segundo padre Mário Bonatti, sacerdote pertencente a essa congregação: “Liturgicamente o dia de Dom Bosco é dia 31 de janeiro, contudo, nessa data, os jovens do Hemisfério Sul estão em férias e pouco se difunde do pensamento e das propostas desse grande santo entre eles [nesse período]. Pensando nisso, criou-se a tradição de falar da vida de santidade de Dom Bosco no dia 16 de agosto, festa do seu nascimento”.
Com celebrações solenes, brincadeiras diversas, encenações teatrais, músicas, danças, apresentações, e é claro, o famoso bolo de aniversário com direito a “Parabéns pra você!”, jovens e religiosos celebram a história de santidade do santo, que entregou toda a vida aos jovens mais necessitados da cidade de Turim, na Itália. “Há em todas as casas salesianas do Hemisfério Sul uma grande festa para Dom Bosco, pois é uma magnífica oportunidade de apresentar a vida do santo como um modelo a ser seguido”, afirma padre Mário.
Um pouco da vida de Dom BoscoSão João Bosco nasceu no dia 16 de agosto de 1815 num pequeno vilarejo italiano chamado Castelnuovo D’Asti, no Piemonte, conhecida popularmente como “os Becchi”. Ainda criança, a morte do pai fez com que experimentasse a dor de tantos pobres órfãos, dos quais se faria pai amoroso no futuro.
De família humilde e sem condições de lhe garantir os estudos, o pequeno João Bosco sempre deparou com a Divina Providência em seu caminho. Desejando fazer-se padre a fim de dedicar-se totalmente à salvação das crianças, enquanto trabalhava de dia, passava as noites debruçado sobre os livros, até que, aos vinte anos, pôde ingressar no Seminário de Chieri. E, em 1841, foi ordenado sacerdote em Turim, aos vinte e seis anos de idade. Essa cidade, na época, estava cheia de jovens pobres em busca de trabalho, alguns órfãos ou abandonados, expostos a muitos perigos para alma e para o corpo. Dom Bosco começou a reuni-los aos domingos, às vezes, numa igreja, outras num prado, ou ainda numa praça para que se divertissem e fossem instruídos e catequizados. Até que, após cinco anos de grandes dificuldades, conseguiu estabelecer-se no bairro periférico de Valdocco e abrir o seu primeiro Oratório.
Reunindo cada vez mais jovens ao seu redor, vê a necessidade de fundar uma família que pudesse se dedicar integralmente a eles, surge então a “Pia Sociedade São Francisco de Sales”, conhecida como “Salesianos de Dom Bosco”. São João Bosco não foi apenas um educador por excelência, mas, antes de tudo, um formador de santos, entre eles São Domingo Sávio e Madre Mazzarello.
Fonte: Blog da Redação - Canção Nova