Ocorreu no dia 02.12.2011, no Instituto São Pedro de Educação e Assistência a 1ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, e reuniu representantes dos municípios de Bagé, Hulha Negra, Candiota e Pinheiro Machado. O objetivo central do evento foi discutir as políticas voltadas para a criança e o adolescente e levantar propostas para a Conferência Estadual que acontecerá em 2012, na cidade de Porto Alegre/RS.
Participaram da atividade as Presidentes dos COMDICA's dos quatro municípios, a Secretária do Trabalho e Assistência Andréia Quadros, o Vereador Omar Ghani, o Prefeito de Candiota - Luiz Carlos Folador e demais representantes de Conselhos Tutelares, além de jovens de vários colégios e do Grupo de Jovens da AJS do ISPEA. Como destacou a presidente do COMDICA de Bagé, Mislaine Rodrigues, a conferência busca ouvir também os jovens. "Buscamos trazer a representação dos jovens, para falar de suas necessidades assim como escolher oito delegados para irem a Porto Alegre", falou Mislaine.
A Secretária Andréia, ressaltou a importância do evento para discutir os Direitos da Criança e Adolescentes. "A Conferência fomenta a reflexão e a discussão sobre os direitos dos jovens. O governo municipal vem trabalhando muito esta questão e já conta com atendimento em nível básico, avançado e de alta complexidade, além dos investimentos no Conselho Tutelar", destacou a Secretária.
Durante todo o dia foram discutidos quatro eixos principais de atuação:
* Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos e de Crianças e Adolescentes (Bagé) - palestra com André Borba, promotor da Infância e Juventude de Bagé;
* Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes (Pinheiro Machado) - palestra com a Assistente Social Marilus Fonseca Rodrigues;
* Controle Social da Efetivação dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Hulha Negra) - palestra com a Professora da URCAMP Lourdes Helena da Silva;
* Gestão da Política de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (Candiota) - palestra com Diretora do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul Tâmara Biolo Soares.
A Presidente do COMDICA de Candiota, Emília Couto, falou sobre a mobilização junto ao setor público e a comunidade. "Um dos objetivos é mobilizar o sistema público e a comunidade para que esses direitos sejam realmente efetivadose aconteçam, protegendo as nossas crianças e adolescentes", argumentou. Ao todo foram escolhidos oito jovens e outros oito delegados para a Conferência Estadual, dentre eles os educandos do ISPEA, Anderson Borba e Samanta Teixeira.