Grupo de Jovens da Articulação da Juventude Salesiana
Instituto São Pedro de Educação e Assistência - ISPEA
Obra Social Salesiana
Bagé/RS - Brasil
___________________________________________________________________________

segunda-feira, 31 de maio de 2010

28.05 . Gincana Mariana (2º dia)

No segundo dia da Gincana Mariana, já com os grupos mais entrosados foi mais descontraido e atarefado. Misturando brincadeiras bem dinâmicas como o Ping-pong de sopro e Qual é a Música?, os participantes interagiram e se divertiram.

A competição ficou ainda mais acirrada com um rápido Torneio de Jogos de Mesa e depois se dedicaram para o Teatro Bíblico, onde cada equipe recebia uma passagem bíblica referente a Maria que deveria ser encenado para todo o grupo e avaliado pelos jurados.

Finalizando a gincana, os participantes se soltaram na criação de personagens esdrúxulos no Show do Ridículo. Em seguida foram divulgados o Placar Geral da Gincana e seus respectivos campeões.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

27.05 . Gincana Mariana (1º Dia)

Teve início na quinta-feira, dia 27 de Maio, a Gincana Mariana, o primeiro grande momento de formação e integração do ISPEA no ano. A Gincana abrangeu os três turnos de atividade da Obra , movimentando mais de 300 educandos e foi organizado pelo Grupo de Jovens da AJS.

No primeiro dia, após a proclamação da Palavra e a chamada foram distribuídas ao grupo uma breve história do dia de Nossa Senhora Auxiliadora e o gibi de Santa Maria Domingas Mazzarello para estudo.

Em seguida foram realizadas as brincadeiras do Versículo Embaralhado, o Revezamento, a prova de conhecimento no Passa-Passa, além do conjunto de atividade do Circuito tendo como base perguntas e questionamentos sobre o material estudado. Para finalizar o primeiro dia da Gincana cada equipe deveria compor uma música ou paródia e apresentar aos jurados que escolheriam as melhores letras e performances.

terça-feira, 25 de maio de 2010

24.05 . Maria Auxiliadora dos Cristãos

Padroeira principal da Sociedade de São Francisco de Sales, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e de toda a Família Salesiana. Padroeira da Cidade de Bagé.

Em muitas ocasiões, ao longo da história, o povo cristão experimentou a proteção da Virgem Maria. O título de Auxiliadora dos Cristãos, que Dom Bosco quis associar ao de Maria, Mãe da Igreja, quer indicar a intervenção de Maria nas dificuldades da vida pessoal, da Igreja e de toda a família humana.

A celebração litúrgica foi instituída por Pio VII, em ação de graças pela intervenção de Nossa Senhora num período difícil da história da Igreja. Afastado violentamente de sua sede em Roma, mantido na prisão por cinco anos, o Papa tinha implorado o auxílio de Nossa Senhora e convidado o povo cristão a dirigir-se a ela. Contra toda a expectativa, ele voltou livre para sua cidade no dia 24 de maio de 1814.

A devoção a Maria Auxiliadora, que recebeu grande impulso por obra de São João Bosco, continua a ser propagada no mundo pela Família Salesiana que reconhece e invoca Maria Auxiliadora, como sua principal Padroeira.

sábado, 22 de maio de 2010

Pentecostes

O pentecostes era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia".

No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.

Quem é o Espírito Santo?
O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5). Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27).

O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

24 a 26.05 . Pre-Conferência das Américas à Conferência Mundial de Juventude 2010

Por que o Brasil sediará a Pré-Conferência das Américas?
O Brasil apoia a realização da Conferência Mundial de Juventude, que vai acontecer na cidade de Léon, Estado de Guanajuato, no México, de 23 a 27 de agosto de 2010. A CMJ2010 é parte das celebrações do Ano Internacional de Juventude da ONU, que se inicia a partir de 12 de agosto (Dia Mundial da Juventude). A CMJ2010 é precedida por etapas preparatórias em nível continental e nosso país teve a honra de ser escolhido, pelo Comitê Internacional, para ser a sede da etapa preparatória do nosso continente e da região caribenha.

Onde e quando ocorrerá a Pré-Conferência?
A Pré-Conferência das Américas está convocada para Salvador, BA, Brasil, nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2010.

Quais os objetivos?
Além de aprovar a Carta de Salvador, com as recomendações à CMJ2010, a Pré-Conferência tem como objetivo proporcionar o intercâmbio de informações entre governos, organizações sociais e parlamentares na temática de juventude, além de avaliar, em termos regionais, os avanços relativos às Metas do Milênio.

Quem organiza?
A Pré-Conferência Mundial de Juventude é coordenada pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência e pelo Instituto Mexicano de Juventude. A realização é da Secretaria Nacional de Juventude e do Governo do Estado da Bahia. O evento é apoiado pelos organismos internacionais ligados ao Sistema ONU.

Qual a programação e como será a dinâmica da Pré-Conferência?
A Pré-Conferência será constituída por três foros: o Foro de Governos; o Foro de Sociedade Civil e o Foro de Parlamentares. A dinâmica dos trabalhos acontecerá por meio de Painéis, Grupos de Trabalho e pelas reuniões simultâneas dos três Foros.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

14.05 . Encontro da AJS

O segundo encontro da AJS do mês de Maio foi realizado excepcionalmente na sexta-feira às 18h, diferente do habitual, aos sábados. O encontro foi exclusivamente para preparar a Gincana Mariana que ocorrerá na Obra nos dias 27 e 28 de Maio nos turnos da manhã e da tarde.

Como já é costumeiro na AJS, as Gincanas não são preparados apenas pelos Assessores; nos anos anteriores o grupo de assessores, junto com os coordenadores e articuladores, programavam as atividades que seriam realizadas.

Neste ano foi aberto para todo o Grupo de Jovens, que durante o encontro tiveram a oportunidade de dar sugestões para as brincadeiras e dinâmicas que depois no grupo maior foram escolhidas.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Santa Maria Domingas Mazzarello

Maria Domingas nasceu em Mornese, na província de Alessandria, Itália, no dia 09 de Maio de 1837, no seio de numerosa família de camponeses. Dotada de força física incomum, desde menina trabalhou no campo com o pai José. Dizia: "Para que Deus não nos deixe faltar o pão, é preciso rezar e trabalhar".

Graças à educação profundamente cristã recebia em família, Maria fazia grandes sacrifícios para se encontrar diariamente com Jesus na Eucaristia: "Sem Ele não poderia viver". Em 1860, o tifo chegou em Mornese. O confessor, Pe. José Pestarino, pediu-lhe que cuidasse de alguns parentes de família Mazzarello. Maria aceitou. Pouco depois, ela também adoeceu. De repente, porém, viu-se curada. Embora sua força física tivesse desaparecido, sua fé continuava firme.

Um dia, andando pela estrada, teve uma visão misteriosa: viu um enorme edifício com muitas meninas que corriam pelos pátios e ouviu uma voz que lhe dizia: "Confio-as a ti". Não mais podendo ser camponesa, de acordo com sua amiga Petronila decidiu ser costureira para ensinar as meninas pobres a costurar. Em 1864 Dom Bosco foi a Mornese com seus jovens a fim de abrir um colégio para os meninos no lugar. Maria olhou para ele e exclamou: "Dom Bosco é um santo, eu o sinto". Dom Bosco visitou a oficina de costura das Filhas da Imaculada e ficou muito impressionado.

Pio IX pediu a Dom Bosco que fundasse um instituto feminino. Depois de conversar com o Pe. Pestarino, ele escolheu as Filhas da Imaculada e as enviou para o colégio que, nesse ínterim, ficara pronto. Em 1872, as primeiras 15 Filhas da Imaculada se tornaram Filhas de Maria Auxiliadora. Maria foi designada para superiora, mas se fez chamar simplesmente de "Vigária", porque, dizia, "A verdadeira superiora é Nossa Senhora".

Sua festa é celebrada no dia 13 de Maio de 2010.
Pio XI beatificou-a em 20 de Novembro de 1938.
Pio XII canonizou-a em 23 de Junho de 1951.
É considerada co-fundadora das Filhas de Maria Auxiliadora.

Fonte: Livro Santos na Família Salesiana
(
Enrico Dal Covolo e Giorgio Mocci, 2008)


quarta-feira, 12 de maio de 2010

11.05 . Celebração Eucarística no ISPEA

Na noite de terça-feira, dia 11 de Maio, às 19h30min no Instituto São Pedro de Educação e Assistência aconteceu a Celebração Eucarística, ministrado pelo Pe. Roberto Carlos da Paróquia São Judas de Bagé.

A Celebração Eucarística foi preparada pelos Educadores do ISPEA e contou com a participação de integrantes da comunidade, educandos e os próprios educadores. A animação ficou a cargo dos educadores Emerson Silveira e Sandro Batista, e os jovens da AJS.

Aos poucos a comunidade vai se acostumando com essa Celebração que acontece mensalmente na nossa Obra Social, sempre na 2ª terça-feira do mês.

domingo, 9 de maio de 2010

sábado, 8 de maio de 2010

07.05 . Reunião Geral de Pais, Educandos e Educadores


Na noite de sexta-feira, o Instituto São Pedro realizou a Reunião Geral com os Pais, Educandos e Educadores e contou mais uma vez com a presença maciça de todos que encheram o Salão Miguel Magone.

O Irmão Pedro deu as boas vindas, e como acontece todos os dias antes de começar as aulas, iniciou a Reunião com o Momento da Palavra. Em seguida a educadora Vanessa Marques tomou a palavra para comentar sobre a Campanha do "Crack, Nem Pensar", no qual a obra está participando, e esclarecendo as várias formas que a comunidade pode ajudar no Projeto.

Continuando no mesmo tema, o Grupo de Teatro do ISPEA realizou uma Encenação sem diálogos, apenas com gestos e movimentos de corpo sobre a escuridão e a tristeza vivida pelo usuário de drogas, que foi devidamente muito aplaudido por todos os presentes.

Mudando um pouco de tom, um grupo de educandos e educadores fizeram uma singela homenagem as mães cantando a música "Como é Grande o Meu Amor Por Você". Os educandos logo em seguida também entregaram os presentes que confeccionaram durante a semana para suas mães.

O Irmão Pedro retomou a palavra para salientar a importância de seguir as normas do Regimento Interno, e principalmente da colaboração dos pais na educação e conscientização dos educandos. Finalizando a reunião foram distribuidos as Fichas de Avaliação do 1º Bimestre.

Mais fotos aqui!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

São Domingos Sávio

Domingos Sávio nasceu no dia 02 de Abril de 1842 em San Giovanni di Riva, perto de Chieri, na província de Turim, Itália. Cresceu numa família rica de valores. Desde criança, impressionou a todos pela sua maturidade humana e cristã. Levou muito a sério sua vida espiritual, a ponto de - admitido a primeira Comunhão com apenas 7 anos - traçar a si, num caderninho, um projeto de vida: "Farei a confissão muitas vezes e comungarei sempre que o confessor permitir. Quero santificar os domingos e dias santos. Meus amigos serão Jesus e Maria. Antes morrer que pecar".

Aos 12 anos, encontrou-se com Dom Bosco e lhe pediu para ser aceito no Oratório de Turim, porque desejava ardentemente estudar e ser padre. Dom Bosco, admirado, lhe disse: "Parece-me que aqui temos um bom pano". "Então, eu serei o pano, e o senhor, o alfaiate", respondeu Domingos.

Acolhido no Oratório, pediu a Dom Bosco que o ajudasse a "tornar-se santo". Humilde, sempre sereno e contente, punha grande empenho nos deveres de estudante e em servir os colegas, ensinando-lhes o catecismo, cuidando dos doentes, pacificando os litigantes. Sempre alegre, acreditava que a alegria era o caminho para a santidade. Tenazmente fiel ao seu programa, sustentado pela intensa participação nos sacramentos e por filial devoção a Maria, alegre nos sacrifícios, Deus o cobriu de dons e carismas.

Em 1856, junto com alguns amigos do Oratório, fundou a Companhia da Imaculada, para se empenhar numa ação apostólica de grupo. Morreu em Mondonio em 09 de Março de 1857. Ainda não tinha 15 anos. O próprio Dom Bosco escreveu a sua biografia. Chorava sempre que a relia. Seus restos mortais são venerados na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim.

Sua Festa é celebrada no dia 06 de Maio.
É considerado Padroeiro das Gestantes.

Por sua intercessão, muitas são as que testemunham graças surpreendentes.

Fonte: Livro Santos na Família Salesiana (Enrico Dal Covolo e Giorgio Mocci, 2008)

terça-feira, 4 de maio de 2010

01.05 . Encontro Local da AJS - Bagé

No dia do trabalhador os jovens da AJS das 3 Casas Salesianas de Bagé, se encontraram na Obra Social Laura Vicuña para o Encontro Local da AJS, no total foram mais de 70 jovens. Lá os jovens foram acolhidos pelos grupos do Laura Vicuña e um belo café da manhã. A animação ficou a cargo do grupo dos ex-alunos da AJS do ISPEA e do Colégio Auxiliadora.

Na oração da manhã, foi enfatizado a persistência em ser missionário. Após os jovens foram divididos em 2 grupos, onde foram assessorados pela Irmã Lurdes, que trabalhou a questão da Missionaridade e por Michelle Sá, que trabalhou o Protagonismo. O Encontro foi finalizado com a Celebração Eucarística ministrada pelo Bispo Dom Gílio.

Este encontro é apenas o primeiro momento de um estudo intenso, na tentativa de plantar a semente da missionaridade nos jovens. Em Julho, os jovens que sentiram este chamado serão convocados a por em prática todo o conhecimento adquirido.

"O importante é que eles cresçam e eu diminua"

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens


Os jovens latino-americanos entre 15 e 24 anos são os que mais correm riscos, em todo o mundo, de serem assassinados”.

E o Brasil, atrás de Colômbia e Venezuela, é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo. Isso se deve a uma taxa de 51,7 homicídios para cada 100 mil jovens. Taxa essa que entre 1994 e 2004 cresceu a um ritmo maior que o número de assassinatos entre a população total.

Outra informação, no relatório da ONU (2006), a esse respeito revela o caráter histórico da perversidade: em cada grupo de dez jovens de 15 a 18 anos, assassinados no Brasil, sete são negros . Paralelo a isso se constata que mais de uma em cada cinco pessoas da população jovem não estuda nem trabalha. A situação é urgente, chegou no limite.

Segundo relatório feito pelo RITLA, morrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio no Brasil e ainda vale lembrar que um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.

O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef - e com o Observatório de Favelas. A estimativa foi feita com base em dados de 2006, considerando-se a hipótese de que as circunstâncias observadas naquele ano sejam mantidas.

SAIBA MAIS
O que é a Campanha?
É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil.

Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.

Como começou? A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembléia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.

Quem a promove? As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural).

A Campanha será norteadora das demais atividades permanentes das Pastorais Juvenis como foi a Semana da Cidadania com o Lema: "Juventude: suando e sonhando em marcha contra a violência" que aconteceu em Abril e também atingirá a Semana do Estudante e o Dia Nacional da Juventude.

Fonte e Maiores Informações:
Juventude em Marcha Contra a Violência